Em alguns dias me deparei com um storage da HP MSA1042 com um dos disco parado, com falha. Os usuários nada perceberam já que a estrutura foi montado em modo RAID de nivel 5, sendo assim o storage consegue manter tudo funcionando utilizando-se agora do disco de paridade.
A situação exigiu alerta já que não tinha mais discos em espera para que o próprio equipamento pudesse assumir a recuperação de dados do disco danificado.
Com outro disco em mãos, o mesmo colocado no storage, percebe-se que o disco inicia e depois de algum tempo apaga os led´s indicativos, qualquer coisa diferente, o disco está com problemas e não deve-se insistir no seu uso.
Com o disco agora inativo, mas dentro do storage, a mesma deve ser acessada via web por endereço associado por algum servidor de dhcp, ou por endereço fixado anteriormente.
Coloque o usuário e a senha padrão se não foi alterada. segue:
Usuário de Monitoramento, “Não faz alterações de configuração do storage”
Usuário monitor
senha !monitor
Usuário Manager, “Altera as configurações da storage – cuidado ao utiliza-lo, pode haver perda da estrutura”
Usuário manager
Password !manager
Com o sistema aberto e o disco já no local coloque o mesmo como um disco Spare.
Com a atorage acessando o disco o mesmo sairá do modo spare e sera associado ao raid e ainda entrará em modo de recuperação. Isto irá degradar um pouco a performace enquanto os dados forem recuperados.