Curitiba/PR Contato
Administração e Suporte em Ti

Causas…
O enterprise manager (emctl) não é capaz de se conectar à instância do banco de dados
Na seção “Conexão Agente de instância” aparece a falha:

Detalhes: ORA-28001: a senha expirou (DBD ERROR: OCISessionBegin)
Como o próprio erro menciona, a senha do usuário SYSMAN expirou e altera-la por si só, não irá resolver o problema. Alguns procedimentos extras devem ser realizados…

  1. Finalize o bdconsole: emctl stop dbconsole
  2. Conecte-se como usuario privilegiado como dba e altere a senha do SYSMAN: alter user sysman identified by nova_senha;
  3. Verifique a conexão: connect sysman/nova_senha
  4. Va para o diretorio de configuracao do SYSMAN: cd $ORACLE_HOME/$ORA_SID/sysman/config
  5. Faça uma copia do arquivo emoms.properties e edite o original: oracle.sysman.eml.mntr.emdRepPwd=nova_senha
  6. Altere também: oracle.sysman.eml.mntr.emdRepPwdEncrypted=TRUE pra FALSE
  7. Salve o arquivo emoms.properties e finalize
  8. Inicie o dbconsole. Feito isso os parametros do arquivo emoms.properties modificados, serao novamente encripitados e será permitido a conexao do SYSMAN a instância.